Psicanálise e Literatura

Volume 6 2023

Editorial

Editorial

Editorial

“…os escritores criativos são aliados muito valiosos, cujo testemunho deve ser levado em alta conta, pois costumam conhecer toda uma vasta gama de coisas entre o ceú e a terra com as quais a nossa filosofia ainda não nos deixou sonhar. Estão bem adiante de nós, gente comum, no conhecimento da mente, já que se nutrem em fontes que ainda não tornamos acessíveis à ciência.”
Sigmund Freud – Delírios e sonhos na “Gradiva” de Jansen

Com muito prazer inauguramos com o Volume 6 um novo momento para a Revista Mineira de Psicanálise. Após a bem-sucedida administração por parte de Sandra Bulhões e sua Comissão Editorial, à qual agradecemos pela colaboração, uma nova Comissão, com um novo Editor, assume as funções para com a Revista.

Propusemos para este Volume o tema “Psicanálise e Literatura”, cuja carta-convite poderá ser vista a seguir. Acredito que ficará evidente, através dos trabalhos aqui publicados, que se fez bom uso da ideia do tema. A dívida da psicanálise para com a literatura é enorme, e podemos encontrar na produção de praticamente todos os grandes autores menções a uma ou várias obras literárias.

Para os analistas, a literatura pode ter vários usos. Como o próprio Freud disse acima, podemos considerar que os autores conhecem, muitas vezes, melhor da mente humana do que os psicanalistas. Assim, em algumas ocasiões a literatura é uma inspiração ao pensar.

 

Acredito que assim podemos entender os trabalhos “Análise Póstuma da Transferência” de Djimena Coral Nakamura, e o artigo de Mirian Malzyner “Anseio de Transformação – Uma aproximação entre Cristopher Bollas e Virgínia Woolf”.

Em outros momentos, o interesse da interseção da literatura com a psicanálise é de estudo dos fenômenos, como no artigo de João Paulo Koltermann “O pensamento através da literatura e a postura do analista”. E, também, às vezes a literatura é utilizada dentro da sala de análise, como ferramenta, como demonstra Helena Di Ciero, no texto “Soul – Um cante a palo seco”.

Além disso temos uma presença bastante especial de dois pequenos artigos trazidos pela Comissão de Psicanálise de Casal e Família da Fepal (CPCF-Fepal), como um especial em colaboração com o Encontro Entre, cujo tema foi “Casal e Família através do tempo: ficções e realidades”. Com isso, apresentamos o texto “Las familias como conjuntos ligados por experiências, testimonios y relatos. Un cuento posible.” Do psicanalista argentino Federico R. Urman, e “Familia y pareja en la Literatura. Uma mínima aproximación histórica”, da professora venezuelana María Dolores Ara.

Também propomos com este novo Volume uma estrutura que esperamos poder manter para os números futuros. Teremos uma seção para os Artigos Temáticos, de acordo com o tema já delimitado acima, e também uma seção que chamaremos A Produção da SBPMG, voltada para expor a produção científica dos Membros e Candidatos de nossa Sociedade e recomendações por parte de nossa Diretoria. Já neste número, temos trabalhos de duas autoras, Cláudia Maria Gomes de Freitas e Ana Virginia Ribeiro Machado, mostrando o sucesso desse foco lançado sobre a criação que aqui ocorre. Também temos, como recomendação da Diretoria Científica da SBPMG, um texto de Helga de Souza Machado Quagliatto.

Por último, mas de forma alguma menos importante, trazemos outro especial, este dedicado aos 30 anos da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais, e à Jornada comemorativa desse marco. Apresentamos fotos do evento, acompanhado de um texto introdutório da Diretora Científica e Organizadora do evento.

Unindo este marco da Sociedade com a riqueza da produção psicanalítica mineira e brasileira, desejamos boas leituras!

Leonardo Siqueira Araújo
Editor

Comissão Editorial RMP
Maria Goretti Machado
Kátia Santos
Cecília Cruvinel

4-Editorial

REVISTA MINEIRA DE PSICANÁLISE

Órgão Oficial da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais – SBPMG
Filiada à
International Psychoanalytical Association

Volume 6 . 2023
ISSN Nº 2236-8973

Expediente

Editor
Leonardo Siqueira Araújo (SBPMG)


Conselho Editorial
Maria Goretti Machado (SBPMG)
Cecilia Cruvinel Colmanetti (Candidata SBPMG)
Kátia Maria Amaral dos Santos (Candidata SBPMG)

 

Projeto Gráfico
Marlon Amâncio
UX Designer & Front-end Developer

 

Revisão e Diagramação
Carina Souto

 

Secretária da SBPMG
Diana Ferreira
Elizabeth de Andrade

 

2-Expediente