A Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais – SBPMG – entende que é um compromisso fundamental o esclarecimento aos profissionais, pertencentes ou interessados na área da saúde mental, sobre quem somos, que atividades desenvolvemos e que recursos do campo de conhecimento da psicanálise podemos colocar ao seu alcance.
A SBPMG, fundada em 1993 como Núcleo Psicanalítico de Belo Horizonte – NPBH, oferece formação psicanalítica em Belo Horizonte, ministrada pelo seu Instituto de Psicanálise, seguindo os padrões da International Psychoanalytical Association (IPA), através de seu próprio corpo docente e do convite a outros colegas de Sociedades irmãs, para ministrar seminários.
A International Psychoanalytical Association – IPA, com sede em Londres, foi fundada pelo próprio criador da Psicanálise, Sigmund Freud, em 1910, juntamente com o primeiro grupo de estudiosos interessados no conhecimento deste método de investigação dos processos mentais.
Freud patrocinou a criação dessa associação internacional com o objetivo de integrar as sociedades psicanalíticas então existentes, normatizar a formação de futuros analistas e evitar distorções e descaminhos na psicanálise, com a expansão de sua prática.
Esta associação, a IPA, é o organismo que coordena todo o movimento psicanalítico mundial de seus membros filiados, contando com várias Sociedades componentes, Grupos de Estudo e Núcleos, que são os embriões de novas Sociedades, situados em mais de trinta países com cerca de vinte mil associados.
Os objetivos da IPA são, em âmbito mundial, o estímulo ao desenvolvimento e expansão do conhecimento psicanalítico, além de cuidar da qualidade dos padrões básicos para a formação de novos analistas.
No Brasil, é a Federação Brasileira de Psicanálise – FEBRAPSI, fundada em 1967, o órgão responsável pela congregação das Sociedades e Grupos de Estudos sediados em nosso país e filiados à IPA, da qual nossa Sociedade faz parte.
Formação Psicanalítica na SBPMG
A formação psicanalítica da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais (SBPMG) segue os padrões da International Psychoanalytical Association (IPA) e exige preparação, estudos e prática clínica supervisionada, para que o membro filiado em formação possa se tornar psicanalista.
Para ser admitido no Instituto de Psicanálise da SBPMG, o interessado na formação psicanalítica participará de um processo seletivo, realizado em duas etapas: a) na primeira, uma Comissão avaliará os pedidos de inscrição ao processo seletivo, bem como o memorial e toda a documentação exigida; b) a segunda etapa consiste por três entrevistas realizadas com analistas didatas da SBPMG.
Maiores informações ao final desta página.
Titulações
Cumpridos os requisitos exigidos e devidamente aprovados pela Comissão de Ensino da SBPMG, o nome do membros filiado é proposto em reunião do Corpo Docente do Instituto de Psicanálise da SBPMG, e depois de referendado pela Assembleia Geral, será nomeado Psicanalista e ingressará como Membro Associado da SBPMG, da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), da Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL) e da International Psychoanalytical Association (IPA).
A formação consiste em:
Análise Didática
É iniciada um ano antes dos seminários teóricos, técnicos e clínicos. Tem duração mínima de cinco anos e alta frequência – quatro vezes por semana.
Seminários Teóricos, Técnicos e Clínicos
Com duração de quatro anos, os seminários teóricos, técnicos e clínicos são ministrados semanalmente, às quintas-feiras à noite e às sextas-feiras, no princípio da tarde.
Supervisão Oficial
É a supervisão de caso de análise, conduzido pelo membros filiado, sob supervisão de um Analista Didata. São necessárias duas supervisões, de oitenta horas cada. Os relatórios das supervisões serão encaminhados à Comissão de Avaliação da SBPMG. O segundo relatório será apresentado a uma banca de docentes do Instituto.
Trabalhos
Ao longo da formação o membros filiado deverá realizar quatro trabalhos: dois trabalhos teóricos de temas psicanalíticos, de sua livre escolha; e dois trabalhos teórico-clínicos. O segundo trabalho teórico-clinico será apresentado a uma banca de docentes do Instituto.
Informações sobre a Formação Psicanalítica
Instituto de Psicanálise – Gestão 2022-2024
Maria Cristina Dias
Diretora
Daniela de Castro Brito Landim Pinheiro
Secretária
Tânia Oliveira de Almeida Grassano
Coordenadora de Avaliação
Alane Michelini Moura
Coordenadora de Docência
Marília Macedo Botinha
Coordenadora de Programa
Gisèle de Mattos Brito
Coordenadora de Qualificação de Didatas
Ana Carolina Ramon Tiuso
Coordenadora da Formação de Infância e Adolescência – FIA