Comissão de Comunidade e Cultura

A Diretoria de Comunidade e Cultura foi criada para coordenar e articular ações que estabeleçam o diálogo entre a psicanálise e outras áreas do conhecimento, visando a sua aproximação dos campos social e cultural. O seu trabalho pretende expandir a psicanálise, inserindo-a cada vez mais na cultura e na comunidade como prática que ultrapassa a clínica privada. 
Conheça nossos projetos:

“Garotas Aplicadas”

Dando continuidade ao projeto, iniciado em 2019, junto à a Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (AVEC), a Comissão de Comunidade e Cultura continua promovendo o desenvolvimento pessoal das adolescentes inscritas no projeto.

O projeto prevê aulas de programação, marketing, empreendedorismo e inglês, visando o ensino para criação de aplicativos para celulares. O projeto destina-se à garotas do ensino médio das escolas públicas. 

A participação da SBPMG neste projeto consiste em desenvolver, com as adolescentes, temas pertinentes à fase de vida delas propiciando um espaço para reflexão sobre aspectos emocionais e afetivos que as influenciam e auxiliam na compreensão da realidade que as cercam. 

Em 2023, o projeto “Garotas Aplicadas” está em sua 5a edição, com 37 meninas inscritas, sendo 80% delas negras e pardas, entre 13 a 17 anos, vindas de diversas escolas públicas de Belo Horizonte, com diferentes níveis sociais e de escolaridade.

“Precisamos falar sobre …”

Esse projeto foi desenvolvido como uma roda de conversa com o objetivo  de discutir sobre temas urgentes e necessários que afetam a nossa comunidade e nossa cultura e  promover reflexões sobre a responsabilidade social de nossa instituição e nosso papel como psicanalista na construção de uma sociedade mais humanizada.

“Comissão de Estudos Psicanalíticos sobre Racismo e Práticas Antirracistasda FEBRAPSI

Contamos com o Membro Associado Lucas Silva Santos como nosso representante junto à Comissão e elo para nos convidar à novas reflexões sobre o lugar da psicanálise e dos analistas diante de questões identitárias que estruturam o racismo e a branquitude em nossa cultura e sociedade.

Precisamos falar sobre…

Membros da Comissão

Maria Cristina Mazoni Silva Martins

Diretora

Daniela Perocco Zanatta

Kátia Maria Amaral dos Santos

Lucas Silva Santos

Laura Andrade Perdigão

Paula Linhares de Andrade

Regiana Lamartine

Créditos

Arte Logomarca Oficial da SBPMG: Renato Villamarim
Arte final: Isadora Nicoliello Pinho Pereira
Imagem: Tela ” Mentes que transcendem “
Artista Plástico: Samora Delcio
https://www.facebook.com/delcio.samora.9
https://www.instagram.com/samoradelcio/