Revista Mineira de Psicanálise

Instrumento Oficial da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais

Horizontes da Psicanálise Mineira | 2021

Homenagens – História da Psicanálise Mineira

Editorial – Horizontes da Psicanálise Mineira

Por: Sandra Bulhões Cecilio

Que felicidade! 

Estamos celebrando nossa RMP 2021! Hoje temos, além de nosso saboroso e insubstituível café com pão de queijo crocante, um brinde! Com água, champanhe ou cachaça? 

Brindemos o nascer de mais uma produção psicanalítica mineira! 

Até aqui foram produzidas três revistas: duas impressas (2011 e 2015) e uma digital, em 2018. A partir de hoje estamos voltando a compartilhar a produção escrita mineira e o faremos pelo modelo digital. A nova equipe editorial recebeu das mãos da equipe anterior Eliane de Andrade, Rosália Bicalho e Lucas Santos, aos quais rendemos nossa homenagem e reconhecimento a enorme responsabilidade de seguir abrindo horizontes, se possível belos, para o registro da teoria e da prática psicanalítica. 

Desbravadoras de primeira viagem, encontramos na experiência de Marina Massi, da Revista Brasileira de Psicanálise (RBP), o apoio para nosso plano de navegação. Os primeiros seis meses foram para planejar e construir o plano de navegação para a RMP. Nossa missão é compartilhar a psicanálise vivenciada na SBPMG e seus laços com outras filiadas e institutos, incentivando a escrita e a produção científica, fundamentais para a vitalidade psicanalítica.  

Considerando a intensidade e a qualidade diferenciada da produção intelectual que os membros de nossa SBPMG vêm mostrando em jornadas, congressos, cursos de extensão, simpósios, discussões de filmes, dentre outras atividades, temos certeza de que esta Sociedade fervilhante na convivência clínica e teórica tem muito a mostrar. Assim, desde o início do planejamento temos convidado, insistentemente, nossos membros e candidatos a ousarem compartilhar seus escritos. 

Aos poucos foram surgindo os “nossos escritores” e formamos nossa tripulação para esta primeira expedição. Seguimos montanhas e desbravamos mares, na busca de ampliar horizontes… Minas, geograficamente, pode não ter mar, mas a psicanálise mineira faz acrobacias no ar, desbrava montanhas e mergulha em mares profundos. Navegar pelos ares e mares da escrita é preciso para aqueles que vivem a arte de fazer psicanálise. Algumas vezes, como bons mineiros, fazemos isso de mansinho, passo a passo, milimetricamente. Outras vezes realizamos voos e mergulhos de longo alcance.  

Nossa conversa se dá ao lado do fogão a lenha, entre um café e outro. Conversamos com a ousadia de Ana Carolina Tiuso em “Construindo Um Lar Para Mentes Incipientes”, em que ela nos convoca para o diálogo psicanalítico com os pais de crianças. Seguimos conversando sobre técnica psicanalítica com Maria Goretti e Cristina Dias que discutem, respectivamente, temas como “Reação Terapêutica Negativa” e “Contratransferência”. A prosa segue aquecida com a coragem de Tânia Grassano no diálogo com a “Sexualidade na sala de análise”. Particularmente, sigo fazendo uso de minhas ferramentas matemáticas buscando integrar novas possibilidades de pensar em “Verdade: alimento da mente”. 

Uma fornada de pão de queijo está assando e reservamos um espaço para os candidatos que, por intermédio da Associação de Candidatos (AC) da SBPMG, foram convidados a criarem vínculos com a escrita. O artigo da presidente da AC, Kátia Santos, nos apresenta a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre “Fairbairn”. Assim, aberto este espaço, esperamos que ele se mantenha preenchido pela escrita de nossos companheiros em formação. 

Ano 2020. Ano 2021. Anos pandêmicos. Anos de expansão de espaços, inclusive tecnológicos, mas também anos em que nossos corpos e mentes foram invadidos por dores, perdas e feridas concretas. Nossa Sociedade teve grandes perdas também. A RMP, no entanto, escolheu manter vivas as ideias de Luiz Carlos Mabilde. Compartilhamos seu último e inédito trabalho apresentado em, 2020: “Como eu faço psicoterapia analítica em meu consultório”. Mabilde estará sempre presente nos consultórios mineiros, por meio de seu artigo e de sua forte presença como sponsor de nossa sociedade. 

Neste tempo de tantas perdas, algumas foram tão doloridas que exigiram conversas ao pé da serra e do coração. Esta edição traz a emoção de falar de Jannê de Oliveira Campos, pelo carinho de Thereza Paione e Sebastião Salim. Ela está entre os fundadores de nossa SBPMG e será eternizada como esteio e símbolo de amor à Psicanálise. 

Obviamente a RMP tem sotaque mineiro, mas estamos dialogando com outros sotaques da psicanálise… Porto Alegre, Campinas, Curitiba, Franca, Campo Grande,

João Pessoa, Uberlândia, São Paulo, Brasília e outras cidades estão presentes pelo trabalho exaustivo de nossos pareceristas e, também, pelo afeto dos queridos membros do Conselho Consultivo. A cada um de vocês nossa gratidão e a confiança de que ainda teremos muito trabalho conjunto. 

Aos poucos vamos chegando mais longe e esta edição traz um intercâmbio de ideias no encontro de Daniela Landim e Thomas Ogden. Com base em um artigo dele, originalmente publicado na revista da SPPA, Daniela dialoga com um dos textos diretamente recomendado a ela pelo próprio Ogden. 

Cada cafezinho saboroso e cada pão de queijo crocante provocam o desejo de mais um. Brindemos o desejo de próximas edições que, embora ainda não nascidas, já estão no forno das ideias… 

Que mantenhamos o sonho da ousadia de escrever e sejamos parceiros do nascer de belos novos horizontes! 

Coragem para a divulgação de nossa escrita e vida longa à RMP!!! 

“Às vezes tenho a impressão de que escrevo por simples curiosidade intensa. É que, ao escrever, eu me dou as mais inesperadas surpresas. É na hora de escrever que muitas vezes fico consciente das coisas, das quais, sendo inconsciente, eu antes não sabia que sabia.” (Clarice Lispector) 

Sandra Bulhões Cecilio

Expediente

REVISTA MINEIRA DE PSICANÁLISE

Órgão Oficial da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais -SBPMG

Filiada à International Pshuchoanalytical Association

Volume 4. 2021
ISSN Nº 2236-8973

Editora
Sandra Bulhões Cecílio (SBPMG)

Conselho Editorial
Carla Daniele Silva Mesquita (Candidata SBPMG)
Daniela de Castro Brito Landim Pinheiro (SBPMG)
Maria Cristina Dias (SBPMG)

Conselho Consultivo
Alicia Beatriz Dorado de Lisondo (SBPCampinas e SBPSP)
Cíntia Xavier de Albuquerque (SPBsb)
Gleda Brandão Coelho Martins Araújo (SPMS e SPRJ)
Ignácio Alves Paim Filho (SBPdePA)
Marina Massi (SBPSP)
Nilde Jacob Parada Franch (SBPSP)
Roosevelt Moisés Smeke Cassorla (SBPCampinas e SBPSP)
Rosa Sender Lang (SPRJ)
Sebastião Abrão Salim (SBPMG e SPRJ)

Projeto Gráfico
Pop Comunicação Inteligente

Revisão de Português
Marlene Hostalácio Andrade

Diagramação
Marlon Nilton

Secretária da SBPMG
Diana Ferreira
Camila Correa Rodrigues

Endereço para Correspondência

Rua Ceará, 1431, Sala 401
CEP: 30150 313
Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG. - Brasil

(55) (31) 3224-5405
rmp.sbpmg@gmail.com
www.sbpmg.org.br

Instrumento Oficial da

spbMG

Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais
Rua Ceará, 1431, sl 401, Funcionários
Belo Horizonte – MG. CEP: 30150-313
Telefone: (31) 3224-5405

FALE CONOSCO

5 + 1 =