Revista Mineira de Psicanálise – Nº2

Volume 2 2015

Editorial

Editorial

Passaram-se quatro anos desde o lançamento do primeiro número as Revista Mineira de Psicanálise. Mas a Revista não esteve em nenhum momento parada. Gestava pulsante nas mentes do GEPMG.

A busca por uma forma de expressar e fazer a escrita esteve em nossas discussões, fundamentando que este número 2 pudesse nascer forte e representativo.

Muito precisamos aprender, em um grupo pequeno, quanto ao quehacer, da criação de uma Revista. As fantasias, de um lado, e as exigências realísticas, de outro, nos apresentam um quadro a relutar e a avançar. Então, com a ajuda de várias pessoas, os textos começaram a fluir, se apresentaram, chegaram até as editoras.

Tomamos como certo que precisamos valorizar o pensamento e tentamos fazê-lo de forma variada. Clientes de que o mundo vive o que Leonardo Boff chama de “a Segunda Grande Transformação no campo da consciência” (2015), trazemos a lume não somente a produção dos colegas de Sociedades Psicanalíticas, mas também dos mestres ligados à Psicanálise, que já são bibliografia há mais de trinta anos, com contribuições inestimáveis e históricas.

Assim, tentamos um tour pelo mundo. Colaboradores aparecem em cada esquina. Interessados surgem e nos mostram como a elaboração de uma Revista pode ser a esperança de mantermos a produção psicanalítica escrita, um instrumento de vitalização do nosso dia a dia, mais além do consultório, das salas de seminários e grupos de estudo, buscando o mundo da academia, das lutas sociais, das artes, da ecologia.

Gostaríamos de oferecer aos nossos leitores uma vasta gama de reflexões de vários níveis e teorias, sempre em sintonia com a ideia de que é na multiplicidade e na variedade que podemos nos livrar de qualquer tendência, permitindo que o humano, comprometido com Eros, viceje.

Citando Boff,
[…] em nome desta consciência e desta urgência, surgiu o princípio responsabilidade (Hans Jonas), o princípio cuidado (Boff e outros), o princípio sustentabilidade (Relatório Brundland), o princípio cooperação ( Heisenberg/Wison/Swimme), o princípio prevenção/precaução (Carta do Rio de Janeiro de 1992, da ONU), o princípio compaixão (Schoppenhauer/Dalai Lama) e o princípio Terra (Lovelock e Evo Morales), entendida como um superorganismo vivo, sempre apto a produzir vida (BOLETIM CARTA MAIOR, 09/05/2015).

Nossa Revista Mineira de Psicanálise também se propõe a trilhar as várias possibilidades de incentivar o pensar.
Que pensemos! E que pensando e escrevendo, analisando, sonhando e nos engajando nas artes e nas humanidades sempre, possamos contribuir com um mundo para todos!

Eliane de Andrade
Editora da Revista Mineira de Psicanálise


“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer,
mas, por incrível que pareça,
a quase totalidade não sente esta sede.”
Carlos Drummond de Andrade.

 

Este pensamento do “gauche” de Itabira inspirou-me a iniciar estas palavras. Que a leitura da “Revista Mineira de Psicanálise” seja uma fonte de enriquecimento e de prazer, e que possa amenizar nossa sede.

Gestada com muito carinho e cuidado durante longo prazo, seu principal escopo foi proporcionar a seus leitores uma revista séria, consistente e atualizada. Para isto não foram poupados esforços de todos os integrantes do GEPMG, inclusive de seu Presidente, a quem gostaria de expressar nossos agradecimentos.

Cito também Guimarães Rosa.

“O correr da vida embrulha tudo. A Vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. ”

E coragem foi o que não nos faltou para trazer a lume este segundo número de nossa Revista, apesar das dificuldades e das “pedras no meio do caminho”.

Que sua leitura seja bastante proveitosa e que recebamos respostas e sugestões a nos orientar para o próximo número.

Com muito carinho.

Rosália Lage Martins Bicalho
Editora Associada.

Expediente

REVISTA MINEIRA DE PSICANÁLISE

Órgão Oficial da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais -SBPMG
Filiada à International Psychoanalytical Association

Volume 1 – nª 2 – 2015
ISSN Nº 2236-8973

Editora
Eliane de Andrade

Editora Associada
Rosália Lage Martins Bicalho

Conselho Editorial
Adalberto Antônio Goulart
Altamirando M. de Andrade
Cláudio Laks Eiririk
Clemilda Barbosa de Souza
Felipe Flores
Griselda Sanches Zago
Idésio Milani Tavares
Luiz Carlos Menezes
Maria Aparecida Quesado Nicoletti
Pedro Gomes de Oliveira Lopes Júnior
Plinio Montagna
Ronaldo Victer
Silvia Maria de Contaldo
Telma Gomes de Barros Cavalcante
Vera Márcia Ramos

Projeto Gráfico
Caroline Lopes Krull
Sinésio Bastos Filho

Contracapa
Fábula de Pedro intitulada: ” A serpente nociva e seu benfeitor”

Editoração e arte-final
3I Editora Ltda.

Revisora de Português
Elizete Munhoz

Colaboradores
Prof. Johnny Mafra
Leonardo Siqueira

Secretária da SBPMG
Diana Ferreira