Comissão Científica

A Comissão Cientifica da SBPMG tem a função de executar a programação dos eventos científicos promovendo o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento da Psicanálise, além de incentivar o desenvolvimento de outras áreas cientificas de interesse da prática psicanalítica. Cabe também à Comissão Científica o intercâmbio com a IPA e instituições psicanalíticas a ela filiadas.

Para o ano de 2023 a Comissão organizou eventos científicos comemorativos pelo aniversário de 30 anos da fundação da SBPMG. Serão realizados eventos como a Jornada de Psicanálise e outros momentos comemorativos. Efusivamente celebraremos nossa história de trabalho psicanalítico.

Mantendo a tradição de estudo continuado da Psicanálise, em 2023, está sendo oferecido Curso de Extensão com o tema Desenvolvimento Humano: da Vida Intrauterina ao Envelhecimento.  São seis módulos independentes, mas complementares: Vida Intrauterina, Primeira Infância, Latência, Adolescência, Vida Adulta e Envelhecimento.

Com o objetivo de trocas com outras instituições cientificas de Minas Gerais, além de outras instituições psicanalíticas, serão promovidos os Intercâmbios Psicanalíticos e o Cinema e Psicanálise.

A Comissão Científica fará ainda pontes com a Psicanálise em Congressos e Jornadas Psicanalíticas de outras instituições. Estão sendo organizadas participações no 29° Congresso Brasileiro de Psicanálise em Campinas – novembro de 2023, assim como do 53° Congresso da IPA em Cartagena/Colômbia – julho/2023, dentre outras jornadas e eventos ao longo do ano.

Promover e zelar pela Psicanálise ampliando seus horizontes é nossa função.

Comissão

Sandra Bulhões Cecilio

Diretora

Alane Michelini Moura

Ana Carolina Tiuso

Cláudia Maria Gomes de Freitas

Cassia Regina de Oliveira Batista

Daniela de Castro Brito Landim Pinheiro

Ethyene Andrade Costa

Maria Cristina Mazoni Silva Martins

Regiana Lamartine