Manifesto SBPMG

31 de março, 2021

Diante do catastrófico cenário em que nos encontramos, onde milhares de vidas se desfazem a cada dia, nós da  Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais – SBPMG nos solidarizamos com as famílias enlutadas e nos manifestamos em defesa dos princípios humanitários, éticos e de respeito à vida.
Providências se fazem necessárias, por parte dos governantes e demais forças políticas e administrativas, no sentido do uso correto dos recursos para que a catástrofe seja minimizada e vidas possam ser preservadas.
A SBPMG faz coro às demais instituições científicas, reconhecidas por sua seriedade e competência, e demanda que o poder público  aja com responsabilidade na busca de soluções plausíveis para a grave crise de saúde, sanitária, social e de saúde mental que se abateu sobre a população brasileira. Faz-se necessário o uso de medidas cientificamente comprovadas para a preservação da vida, como a vacinação,  o uso de mascaras, o afastamento e/ou isolamento social.
Apontamos também a importância da participação da SBPMG no atendimento àqueles que vivem o trauma da tragédia pandêmica.
Estamos cumprindo nosso dever de cuidar do outro e nos sentimos, portanto, habilitados a demandar que as entidades competentes cumpram devidamente suas funções e seus deveres, em todas as esferas necessárias.