The Wall é uma obra autobiográfica, pois quase não existem distinções entre Roger Waters e o protagonista, Pink. É fascinante a oportunidade que Waters nos proporciona de nos levar para dentro de seu mundo interno com essa obra. Cabe ressaltar que este trabalho tem apenas o objetivo de um exercício psicanalítico. Vamos refletir sobre esse filme utilizando os seguintes autores e teorias:
1.Winnicott: capacidade de ficar só; falso e verdadeiro self; mãe suficientemente boa; ansiedades psicóticas e a importância do ambiente no desenvolvimento emocional primitivo.
2. Victor Manoel de Andrade: a clínica do borderline e o narcisismo.
3. Gley Pacheco Costa: a clínica do vazio na psicopatologia psicanalítica contemporânea.
Também utilizarei como auxílio na compreensão dos bastidores do filme um livro de Gerald Scarfe (diretor de animação de The Wall), com prefácio de Roger Waters, “The making of Pink Floyd, The Wall”.
Expediente
REVISTA MINEIRA DE PSICANÁLISE
Órgão Oficial da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais -SBPMG
Filiada à International Psychoanalytical Association
Volume 5. 2022
ISSN Nº 2236-8973
Editora
Sandra Bulhões Cecílio (SBPMG)
Conselho Editorial
Carla Daniele Silva Mesquita (Candidata SBPMG)
Daniela de Castro Brito Landim Pinheiro (SBPMG)
Maria Cristina Dias (SBPMG)
Conselho Consultivo
Alicia Beatriz Dorado de Lisondo (SBPCampinas e SBPSP)
Cíntia Xavier de Albuquerque (SPBsb)
Gleda Brandão Coelho Martins Araújo (SPMS e SPRJ)
Ignácio Alves Paim Filho (SBPdePA)
Marina Massi (SBPSP)
Nilde Jacob Parada Franch (SBPSP)
Roosevelt Moisés Smeke Cassorla (SBPCampinas e SBPSP)
Rosa Sender Lang (SPRJ)
Sebastião Abrão Salim (SBPMG e SPRJ)
Projeto Gráfico
Marlon Amâncio
UX Designer & Front-end Developer
Revisão de Português
Marlene Hostalácio Andrade
Diagramação
Carina Souto
Secretária da SBPMG
Diana Ferreira
Elizabeth de Andrade