Quarto Eixo

A formação de candidatos proposta pela IPA é desenvolvida em três eixos, denominados também de tripé da formação: análise pessoal, seminários clínicos e teóricos e supervisão. Além dessas bases, existe outro percurso complementar na constituição da identidade analítica, denominado de quarto eixo, através do qual se dá o engajamento institucional dos candidatos. A vivência institucional é um espaço privilegiado de compartilhamento de percepções e angústias sentidas pelos candidatos no que se refere à formação. Nesse ambiente os candidatos tem a possibilidade de participar e sugerir atividades, podendo desenvolver uma trajetória singular que colabora na constituição de um sentimento de pertencimento grupal e de responsabilidade pela própria formação.
Os principais órgãos representativos do quarto eixo são:
ABC- Associação Brasileira de Candidatos,
OCAL- Organización de Candidatos de América Latina,
IPSO – International Psychoanalytical Studies Organization.

Associação de Candidatos

Objetivo
A Associação de Candidatos tem como objetivo congregar os Candidatos do Instituto de Psicanálise do GEPMG, na discussão dos seus problemas e no interesse de sua formação psicanalítica. Para isso promove cursos de interesses dos Candidatos Associados e organiza anualmente a Jornada Interna de Candidatos. Além disso, a Associação busca a divulgação do GEPMG, promovendo a interlocução entre a Psicanálise e a sociedade e entre os próprios candidatos. É função da diretoria estimular o engajamento institucional dos candidatos promovendo eventos científicos e desempenhando o papel de ponte entre os candidatos e a IPSO, OCAL e ABC.

2018

Associação de Candidatos SBPMG

DIRETORIA
Kátia Maria Amaral dos Santos (presidente)
Laura Gabriela de Freitas Almeida (tesoureira)
Daniela Paione Mota (secretária)
Conselheira Fiscal da Associação de Candidatos: Carla Daniele Silva Mesquita

Representatividade

Representante da IPSO: Kátia Maria Amaral dos Santos
Representante da OCAL: Mirelle Biaggi Alvarenga
Representante da ABC: Isabella Moreira Lasmar

Notícias 2018

MARÇO 2018
Em março de 2018 tivemos a honra de sediar o Evento da Posse da nova diretoria da ABC (Associação Brasileira de Candidatos), felizes e orgulhosos pela participação das nossas candidatas Cecília Cruvinel Colmanetti e Renata C. Guimarães Douat como Presidente e Primeira Secretária respectivamente.

OUTUBRO 2018
Está definida a data da Jornada Interna dos Candidatos 2018! Será no dia 20 de outubro. Este é um evento em que os candidatos têm a oportunidade de mostrarem sua produção cientifica para os colegas da SBPMG. Um momento enriquecedor para todos que participam!

Histórico

2008 – Início da primeira turma de formação do GEPMG. O candidato Lucas Silva Santos foi eleito para representante dos candidatos do GEPMG frente à ABC, período 2008-2010.

2009 – Em12 de dezembro, o representante dos candidatos do GEPMG esteve presente na posse da diretoria da ABC, em Ribeirão Preto (2010-2011).

2010 – Em 06 de maio foi realizado em Belo Horizonte o 1º Encontro de Candidatos de Minas Gerais, celebrando os 100 anos da IPA e os 154 anos de Freud. Este evento foi organizado pelo então representante dos candidatos do GEPMG.
Em 13 de maio, foi realizado a II Bienal de Psicanálise e Cultura em Ribeirão Preto que contou com a presença do então representante dos candidatos do GEPMG.

2011 – O candidato Lucas Silva Santos foi reeleito para ser o representante dos candidatos do GEPMG frente à ABC, período 2011-2013.
Entre 7 e 10 de setembro foi realizado o XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise, em Ribeirão Preto, com a presença do representante de candidatos do GEPMG. Neste evento, a candidata do GEPMG Aléssia de Miranda Marinho Ducasse, foi eleita uma das conselheiras da região Sudeste, do Conselho Consultivo da ABC, período 2012-2013.

2012 – Em 19 de março foi realizada uma videoconferência, por SKYPE, organizada pela IPSO na América Latina. Estiveram presentes candidatos e Analistas Didatas de Lisboa, São Paulo – SBPSP, Campinas, Mato Grosso do Sul, Aracaju, Porto Alegre – SPPA, Pelotas e Brasília. A conselheira esteve presente na sede da SBPSP.
Em 17 e 18 de agosto foi realizado o VIII Simpósio de Psicanálise de Mato Grosso do Sul, com a presença do representante dos candidatos do GEPMG e da então conselheira da região Sudeste.
Em 10 de setembro foi realizado o Pré-Congresso OCAL e entre 10 e 13 de outubro o 29° Congresso de Psicanálise da FEPAL. A conselheira esteve presente em ambos os eventos.
Em 11 de outubro foi realizada reunião com candidatos e representantes das Associações de Candidatos da América Latina: FEPAL, OCAL, IPSO, da APA (Argentina) e ABC. Neste mesmo evento ocorreu outra reunião com candidatos, conselheiros, representantes e a diretoria da ABC. Em ambos os eventos esteve presente a conselheira da região sudeste.
Em 4 de dezembro foi realizada uma Videoconferência, por SKYPE, organizada pela IPSO na América Latina. Este foi o primeiro encontro IPSO dos candidatos de língua portuguesa: Lisboa SPP, São Paulo SBPSP, Ribeirão Preto, Porto Alegre – SPPA, Aracaju e Recife. A conselheira da região sudeste esteve presente nesta videoconferência pela sede da SBPSP.

2013 – Entre 3 a 4 de maio, foi realizado o II Encontro de Candidatos em Belo Horizonte, organizado pelo representante dos candidatos do GEPMG e pela conselheira, com o objetivo de proporcionar uma discussão sobre a formação da identidade psicanalítica.
Em 18 de maio, a diretoria da ABC promoveu o 1º Encontro Brasileiro de Candidatos, no Rio de Janeiro. Este evento contou com a presença do representante dos candidatos do GEPMG.
De 25 a 28 de setembro, foi realizado o XXIV Congresso Brasileiro de Psicanálise, em Campo Grande, com a eleição da nova diretoria da ABC (2014-2015). Neste evento, o candidato do GEPMG Lucas Silva Santos foi eleito como um dos Conselheiros da Região Sudeste.
Em 16 de novembro, os candidatos do GEPMG realizaram sua II Jornada Interna. Neste evento, a candidata Camilla Biaggi Alvarenga foi eleita ao cargo de representante dos candidatos do GEPMG frente à ABC, período 2013-2015.
Em 23 de novembro, foi realizada uma Videoconferência Clínica, por SKYPE, organizada pela IPSO na América Latina. Encontro IPSO dos candidatos do Brasil, Portugal e Espanha. A conselheira esteve presente na sede do GEPMG.

2014 – Em 13 de março, a candidata Daniela de Grisolia Rosa Bisewski foi eleita ao cargo de representante dos candidatos do GEPMG frente à IPSO, período 2014-2016. E a candidata Daniela de Castro Brito Landim Pinheiro foi eleita ao cargo de representante dos candidatos do GEPMG frente à OCAL, período 2014-2016.
Em 22 de março, houve a posse da nova Diretoria da ABC em São Paulo, com a presença da representante dos candidatos do GEPMG frente à ABC e do conselheiro da região Sudeste.
Em 24 de maio foi realizada a VI Videoconferência da IPSO, com a participação da então representante dos candidatos do GEPMG frente à IPSO e das candidatas Flávia Mello Soares e Tânia Oliveira de Almeida Grassano.
De agosto a outubro os candidatos do GEPMG foram convocados a participar de assembleias para a constituição do Estatuto da Associação dos Candidatos do GEPMG.
No dia 23 de outubro foi votado o primeiro Estatuto da Associação dos Candidatos do GEPMG, tendo sido aprovado pela maioria dos presentes. As assembleias foram presididas pela então representante.
No dia 4 de dezembro foi realizada a assembleia para a eleição da diretoria da Associação de Candidatos do GEPMG e Conselheiro Fiscal, tendo sido eleitas: Camilla Biaggi Alvarenga (presidente), Daniela de Grisolia Rosa Bisewski (tesoureira), Cecília Cruvinel Colmanetti (secretária) e Daniela de Castro Brito Landim Pinheiro (conselheira fiscal).

2015 – Em 2015 a Associação de Candidatos da SBPMG contava em sua Diretoria com a candidata Camila Biaggi Alvarenga, como Presidente e representante dos candidatos junto à ABC, a candidata Daniela de Grisolia Rosa Bisewski, como Tesoureira e representante dos candidatos junto à IPSO, a candidata Cecília Cruvinel Colmanetti, como Secretária e representante dos candidatos junto à OCAL e a candidata Daniela de Castro Brito Landim como Conselheira Fiscal.
Neste ano a AC promoveu os eventos científicos:
– “A abordagem da análise de quatro vezes por semana”, coordenado pela Membro Efetivo e Analista Didata da SBPMG Gisèle de Mattos Brito.
– “A escrita do relatório oficial”, convidados: o Membro Efetivo e Analista Didata Sérgio Kehdy, a Membro Efetivo e Analista Didata Thereza Cristina Paione Rezende e a Membro Associada Alane Michelini Moura.
– “A Formação Psicanalítica no atendimento de crianças e adolescentes pela Tavistock – aspectos clínicos e socioeconômicos”, convidada Marina Lima Abreu – psicóloga pela PUC Minas, pós-graduada em Saúde Mental Infantil, mestre em Estudos de Observação Psicanalítica e candidata, todos pela Tavistock and Portman NHS Trust.
– Jornada Interna dos Candidatos, realizada em 14 de novembro de 2015: Apresentação de trabalhos teóricos das candidatas Kátia Maria Amaral dos Santos: “A evolução da Transferência em Freud”, Maria Goretti Machado “Obesidade mórbida na contemporaneidade: entre o excesso do corpo e o silêncio das palavras” e Renata Cristina Guimarães Douat: “Um percurso sobre o conceito de Aliança Terapêutica”. Apresentação de material clínico da candidata Varmelinda Alves de Faria com comentários de Alane Michelini Moura – Membro Associado da SBPMG.

2016 – Em 2016 a Associação de Candidatos da SBPMG contava em sua Diretoria com a candidata Daniela de Grisolia Rosa Bisewski como Presidente e representante dos candidatos junto à ABC, a candidata Cecília Cruvinel Colmanetti como Tesoureira e representante dos candidatos junto à OCAL, a candidata Renata Cristina Guimarães Douat, como Secretária e a candidata Kátia Maria Amaral dos Santos como Conselheira Fiscal e representante dos candidatos junto à IPSO.
Neste ano a AC promoveu os eventos científicos:
– Jornada Interna dos Candidatos, realizado em 01 de outubro de 2016: Apresentação de trabalhos teóricos das candidatas: Raquel Lopes Rios: “Ensaio sobre a cegueira do Édipo e de todos nós”, Camilla Alvarenga Biaggi: “Em busca de uma morada” e Cláudia Maria Gomes de Freitas: “Manifestações do duplo a partir do artigo do Freud “O Estranho” -1919. Apresentação de material clínico da candidata Kátia Maria Amaral dos Santos, com comentários de Luciana Maria de Carvalho Barbosa – Membro Associado da SBPMG e Thereza Cristina Paione Rezende – Membro Efetivo e Analista Didata da SBPMG.
– Em parceria com a Associação Brasileira de Candidatos, a Associação de Candidatos da SBPMG promoveu o Encontro Nacional de Candidatos, nos dias 18 e 19 de novembro de 2016, com o tema: Morte e Vida: configurações da Formação.

2017 – Em 2017 a Associação de Candidatos da SBPMG contava em sua Diretoria com a candidata Cruvinel Colmanetti como Presidente, a candidata Renata Cristina Guimarães Douat como Tesoureira, a candidata Kátia Maria Amaral dos Santos, como Secretária e representante dos candidatos junto à IPSO e a candidata Mirelle Biaggi Alvarenga como Conselheira Fiscal e representante dos candidatos junto à OCAL. A diretoria contou com o apoio da colega Camilla Biaggi Alvarenga como representante dos candidatos junto à ABC.
Neste ano a AC promoveu os eventos científicos:
– Evento em parceria com a Associação da Sociedade de Psicanálise de Brasília: videoconferência com a candidata da Sociedade de Psicanálise de São Paulo, Evelyn Finguerman Prizant, especialista em atendimento psicanalítico de grupos, juntamente com os colegas candidatos de Brasília para a discussão de atendimento psicanalítico de grupos.
– Jornada Interna dos Candidatos, realizada em 18 de novembro de 2017: Apresentação de trabalhos teóricos das candidatas Mirelle Biaggi Alvarenga: “Vivenciando a Identificação Projetiva” e Kátia Maria Amaral dos Santos: “Estudo de Fairbain”. Apresentação de material clínico: candidata Cláudia Maria Gomes de Freitas com comentários de Maria Goretti Machado – Membro Associado SBPMG e Daniela de Grisolia Rosa Bisewski – Membro Associado SBPMG.