Processo de Seleção

INSTITUTO DE PSICANÁLISE

PROCESSO DE SELEÇÃO

Informações aos Interessados na Formação Psicanalítica

1. De acordo com o Artigo 29º do Regulamento do Instituto de Psicanálise da SBPMG, doravante referido como Regulamento, o interessado na Formação Psicanalítica deverá ser graduado em Medicina ou Psicologia, devendo estar habilitado para o exercício profissional perante o respectivo Conselho Profissional na data de sua inscrição ao processo seletivo.

2. O interessado na Formação Psicanalítica com outra graduação, diferente de Medicina ou Psicologia, conforme dispõe o Parágrafo 1º do Art. 29º do Regulamento, também terá seu pedido de inscrição ao processo seletivo examinado pela Comissão de Ensino.

3. De acordo com a alínea “d” do Art. 29º do Regulamento, o interessado na Formação Psicanalítica portador de diploma emitido por universidade estrangeira, deverá apresentar prova de revalidação do mesmo, de acordo com a legislação brasileira.

4. O Processo seletivo será feito em duas etapas: a) na primeira, uma Comissão avaliará os pedidos de inscrição ao processo seletivo, bem como o memorial e toda a documentação exigida; b) a segunda etapa consiste por três entrevistas realizadas com analistas didatas da SBPMG.
Todas as etapas do processo seletivo são de caráter eliminatório e classificatório.

5. O participante do processo seletivo para a Formação Psicanalítica receberá comunicado, via e-mail, com o resultado das etapas da seleção.

6. Abaixo, segue a lista da documentação exigida para a participação no processo seletivo. Essa poderá ser acessada pelo site da SBPMG ou solicitada através do e-mail contato@sbpmg.org.br à secretaria do Instituto. O preenchimento e envio correto dos documentos para inscrição é de inteira responsabilidade do participante do Processo Seletivo.

A documentação exigida compreende em:

  1. 01(uma) fotografia 3×4 recente;
  2. Fotocópia autenticada do documento de identidade e CPF;
  3. Fotocópia autenticada do (s) diploma (s) de graduação e pós-graduação, se houver;
  4. Fotocópia autenticada da inscrição no CRM, CRP, bem como comprovante de pagamento da anuidade do CRM, CRP;
  5. Currículo atualizado;
  6. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), via PIX em nome da SBPMG, número PIX: CNPJ 70.954.771/0001-01. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida em hipótese alguma. Enviar o comprovante para contato@sbpmg.org.br
  7. Requerimento de inscrição no processo seletivo dirigido ao Diretor do Instituto;
  8. Folhas de identificação devidamente preenchidas;
  9. Documento de declaração de conhecimento do processo seletivo;
  10. Memorial explicitando porque deseja fazer a formação no Instituto de Psicanálise da SBPMG, bem como um relato de sua trajetória pessoal e profissional. Cumpre enfatizar que o memorial é uma peça muito importante do processo seletivo e merece um cuidado especial. Diferentemente do currículo, o memorial trata-se de um documento livre e visa uma apresentação mais reflexiva e detalhada do postulante.

7. As inscrições estão abertas. Toda documentação deverá ser entregue na sede da SBPMG, para ser protocolada e deve ser realizada diretamente junto à Secretaria da SBPMG, de segunda a sexta, após agendamento pelo telefone (31) 3224-5405 ou WhatsApp (31) 9.7213-5557. A documentação também poderá ser enviada via e-mail para contato@sbpmg.org.br das 08:00 às 22:00 horas, observado o horário oficial de Brasília. A documentação enviada para a inscrição não será devolvida.
A SBPMG não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, bem como outros fatores técnicos que impossibilitem a transferência de dados.

8. É de exclusiva responsabilidade do participante do processo seletivo, o preenchimento, encaminhamento dos documentos e pagamento da taxa de inscrição, bem como o acompanhamento das informações durante todo o processo seletivo, através de seu e-mail (informado no formulário de inscrição).

9. O resultado do processo seletivo será divulgado diretamente ao participante através de comunicado, via e-mail.

10. Sobre o resultado do processo de Seleção não caberá recurso.

11. Caso não seja selecionado, o interessado poderá se inscrever para nova Seleção decorridos 2 (dois) anos após a data do informe.

OBSERVAÇÕES:

  1. Toda documentação especificada no item 6 poderá ser entregue, mediante agendamento prévio pelo telefone (31) 3224-5405 ou WhatsApp (31) 9.7213-5557, no seguinte endereço abaixo ou pelo e-mail contato@sbpmg.org.br
    Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais (SBPMG)
    Rua Ceará, 1431 – sala 401. Bairro: Funcionários
    CEP. 30.150-311 – Belo Horizonte – MG

  2. O participante aprovado para a segunda etapa do processo seletivo receberá por e-mail a relação dos entrevistadores, cabendo-lhe fazer os contatos necessários para agendar as entrevistas.

Maiores informações: (31) 3224-5405, de segunda à sexta, das 11:00 às 18:00 horas.

Belo Horizonte, 04 de abril de 2023.
Comissão de Seleção do Instituto de Psicanálise da SBPMG

Ficha de inscrição